Cuidados

Cuidados gerais para roupas pretas

 A utilização de métodos comuns no momento da lavagem de sua peça pode ocasionar danos como desbotamento, manchas, desfiar, entre outros. Por esse motivo, é importante atentar-se ao processo de lavagem e a maneira de passar as peças.

 

Método de Lavagem

Separação de cores: Primeiramente, para evitar que a cor de uma peça interfira em outra, separe as roupas por cores; pretas, brancas e coloridas.

Separação de tecidos: É importante separar os distintos tecidos pretos. Ao realizar uma triagem entre tecidos finos, moletons, lã, seda, toalhas, veludo e outros, evita-se que felpas e pelos de um tecido grude em outro.

Pré-lavagem: Caso existam manchas severas, como gorduras e sujeiras, é necessário realizar uma pré-lavagem. Aplique um produto de remoção de manchas.

ATENÇÃO: Jamais realize a pré-lavagem deixando sua peça de molho. Isso causará danos como o desbotamento.

Roupas do avesso: Vire as roupas do avesso antes de levá-las à máquina. Esse processo protege a área visível do tecido contra a força da água.

Ciclo de lavagem: A lavagem a mão é o ideal para peças pretas. Porém, caso utilize máquina de lavar opte pelo ciclo de lavagem de roupas escuras ou o ciclo suave para que as fibras do tecido sejam preservadas.

Temperatura da água: O uso de água quente pode danificar sua peça, ajuste a temperatura e dê preferência à água fria.

Sabão: Para evitar manchas, prefira sabão líquido à sabão em pó.

 

Método de Secagem

Seque à sombra: É essencial não estender suas roupas à exposição do sol. A temperatura dos raios solares pode acelerar o desbotamento.

Não utilize pregadores: O uso de prendedores pode deixar suas peças com marcas indesejadas. Apenas estenda-as do avesso, sem pregadores.

Temperatura para passar: Leia com atenção as instruções da etiqueta para ajustar a temperatura na hora de passar sua peça. Temperaturas superiores a indicada causarão danos à peça.

 

Como Remover Resíduos

Penugens, fiapos e felpas: Para remover tais resíduos, utilize uma escova macia em sua peça.

Cabelo e pelo animal: Nesses casos, separe uma esponja de cozinha que não tenha sido usada ou que seja destinada somente para este fim. Faça movimento circulares com a parte mais áspera, porém tenha cuidado para não danificar a fibra.

 

Dicas Caseiras

Vinagre: Existem diferentes produtos para manter a cor de sua roupa. Porém, o vinagre branco destilado, além de ser uma amaciante natural, também realiza o papel de preservar o preto, acentua a cor e evita manchas de sabão. Para isso, adicione 1 xícara (aproximadamente 250 ml) diretamente na máquina, na água em que estão as roupas, sem misturá-lo com o sabão.

Vale lembrar: O odor do vinagre não adere ao tecido, pois ocorre a evaporação do produto no momento do enxágue.

Sal: O sal de cozinha evita que os corantes pretos se soltem da peça. A dica é útil principalmente para peças mais novas, mas também funciona em roupas mais antigas. Coloque meia xícara de sal (aproximadamente 125 ml) no ciclo de lavagem, aplicando-o diretamente sobre as roupas pretas dentro da máquina para uma melhor preservação de sua peça.

Café e chá preto: Tanto o café quanto o chá preto são corantes naturais. Seu uso é uma ótima alternativa para fortalecer a coloração de suas peças ou revitalizar peças mais antigas. Basta preparar duas xícaras de qualquer um dos produtos (aproximadamente 500 ml), adicionando o líquido na máquina no momento do ciclo de enxágue.

Pimenta preta: A pimenta preta (ou pimenta-do-reino) possui abrasivos que retira os resíduos responsáveis pelo desbotamento. O tom negro da pimenta ajuda fortalecer a tonalidade escura do corante. Adicione de 1 à 2 colheres de chá (5 a 10 ml) de pimenta preta na cuba da máquina de lavar roupa, no início do ciclo de lavagem juntamente com as roupas pretas. Não adicione a um compartimento de sabão separado, se existir um.

Desodorantes: Para evitar manchas, utilize desodorantes específicos para roupas pretas ou espere o seu secar completamente antes de vestir a peça.